Tag: Mamografia

  • Governo lança Unidade Móvel Saúde da Mulher para ampliar acesso a exames em Santa Catarina

    Governo lança Unidade Móvel Saúde da Mulher para ampliar acesso a exames em Santa Catarina

    FOTO Leo Munhoz / SECOM Divulgação SerraSCNotícias

    Tempo de leitura: 3 minutos

    Lages, SC – O Governo de Santa Catarina lançou, nesta sexta-feira (3), o Programa de Promoção e Prevenção da Saúde da Mulher, que leva para a estrada a Unidade Móvel Saúde da Mulher. O projeto tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por mamografias e ultrassonografias de mama no estado.

    O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, e pela secretária adjunta Cristina Pires Paulucci, na capital. Às 15h, o governador Jorginho Mello apresentou oficialmente a iniciativa em Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste.Unidade Móvel Saúde da Mulher em Santa Catarina

    Carretas percorrerão todas as regiões do estado

    Com duas unidades móveis equipadas com mamógrafos e aparelhos de ultrassom, o programa vai percorrer as 17 Regiões de Saúde de Santa Catarina ao longo de um ano. A estimativa é realizar mais de 40 mil exames entre mamografias e ultrassonografias, priorizando pacientes já cadastradas no Sistema de Regulação (Sisreg).

    Cada unidade contará com uma equipe multiprofissional formada por médico radiologista, técnico em radiologia e técnico de enfermagem, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, conforme a programação regional.

    “Mais um compromisso cumprido do governador Jorginho Mello. Esperamos realizar mais de 43 mil exames e diagnosticar precocemente possíveis cânceres de mama, salvando vidas. O diagnóstico precoce é o caminho para a qualidade de vida”, destacou o secretário Diogo Demarchi.

    Atenção à saúde feminina e diagnóstico precoce

    Unidade Móvel Saúde da Mulher em Santa Catarina

    O investimento mensal é de cerca de R$ 1 milhão e faz parte das ações estratégicas do Plano de Governo. A prefeita de Lages e ex-secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destacou a importância da iniciativa:

    “Quem ganha são as mulheres catarinenses. Temos fila para esses exames e o Estado está oferecendo o diagnóstico precoce, que salva vidas.”

    Na Serra Catarinense, a carreta começou a atender nesta sexta-feira em Lages. Uma das primeiras pacientes foi Maria Angela de Oliveira da Silva, 65 anos, agricultora de Bocaina do Sul.

    “Vim fazer a mamografia porque preciso cuidar da minha saúde. Depois de hoje, vou incentivar ainda mais outras mulheres a fazerem também”, contou.

    Enquanto a unidade de Lages atenderá o Alto Vale do Itajaí, a segunda carreta iniciou os atendimentos em Dionísio Cerqueira, alcançando o Extremo Oeste, e seguirá posteriormente para outras regiões.