Categoria: Esportes

  • Atletas lageanos são convocados para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens no Chile

    Atletas lageanos são convocados para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens no Chile

    FOTO PML Divulgação SerraSCNotícias

    Tempo de leitura: 3 minutos

    Os atletas Arthur Costa Branco e Andrei Ventura Ferreira, de Lages, foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a seleção brasileira paralímpica que disputará os 6ºs Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025, entre 31 de outubro e 9 de novembro, no Chile.

    A convocação, anunciada nesta terça-feira (14), contempla 19 atletas de atletismo e faz parte da equipe de 120 brasileiros que representarão o país no torneio continental, que reunirá cerca de 3.800 competidores de 30 países, com idades entre 12 e 21 anos.

    Destaques do paradesporto lageano

    Arthur Costa Branco, da Associação Lageana de Mesatenistas de Santa Catarina (Almesc), recebeu a convocação no mesmo dia em que conquistou medalha de ouro no tênis de mesa durante os 18ºs Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), realizados neste ano em Lages.

    Andrei Ventura Ferreira, da Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (Asespp), brilhou nas provas de atletismo dos Parajasc, com excelentes marcas:

    • 100m T44: 12.97s

    • 200m T44: 26.85s

    • 400m T44: 1:02.90

    Com desempenho expressivo nas competições estaduais, ambos conquistaram destaque nacional e agora levam o nome de Lages para o cenário internacional.

    Protagonismo lageano no cenário paralímpico

    O Chile prepara uma grande estrutura para os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que ocorrerão no Centro de Treinamento Esportivo Paralímpico e no Parque do Estádio Nacional de Santiago.

    Para Lages, a convocação dos dois atletas reforça o fortalecimento do paradesporto local e a importância do trabalho contínuo das entidades que incentivam o esporte adaptado.

    A participação de Arthur e Andrei simboliza não apenas conquistas individuais, mas o reflexo de investimentos em inclusão, treinamento e oportunidades que têm transformado a realidade do esporte lageano.