Fórum Estadual de Governanças fortalece turismo em Santa Catarina

Fórum de Governanças fortalece turismo em SC
FOTO Paulo Chagas Divulgação SerraSCNotícias

Lages, SC – O Fórum Estadual de Governanças, promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Secretaria de Turismo de Santa Catarina, reuniu na última semana lideranças das Instâncias de Governança Regional (IGRs). O encontro ocorreu em Lages, na Serra Catarinense, junto ao Centroserra, e simultaneamente em outras 15 regiões do Estado.

União regional pelo turismo

O objetivo principal foi destacar a importância da união entre municípios para fortalecer o turismo regional. A programação contou com palestra da especialista Luciana Thomé, apresentações institucionais e atividades de planejamento estratégico, todas voltadas ao alinhamento de prioridades e à criação de ações conjuntas.

Segundo o Sebrae/SC, fóruns como este reforçam o papel do turismo na geração de emprego e renda, ao aproximar empreendedores, lideranças e comunidades, tornando o setor mais sustentável e competitivo.

Definições estratégicas

Na Serra Catarinense, o encontro resultou na elaboração de uma proposta estratégica de curto prazo, dividida em três grandes eixos:

  • Fortalecimento da Governança e Gestão Integrada

  • Estruturação de Produtos e Experiências Turísticas

  • Marco Regulatório e Inteligência de Mercado

Outras propostas também foram discutidas, como a regulamentação do Airbnb e dos guias turísticos, visando mais segurança e confiabilidade para os visitantes.

Pesquisa e identidade regional

Outro ponto em pauta foi a realização de uma pesquisa aprofundada sobre o perfil e expectativas dos turistas que visitam a Serra. A ideia é alinhar a oferta turística ao público real e potencial, utilizando dados para orientar decisões estratégicas.

Também foi reforçada a necessidade de promover a identidade turística da região de forma sustentável, valorizando seus diferenciais e ampliando a competitividade do destino.

Voz da região

Para o vice-presidente do Conserra, Henrique Folster Martins, a articulação entre governança, produtos turísticos estruturados e regulação baseada em dados é essencial para o desenvolvimento regional.

“São nessas questões, entre outras, que a entidade está fortemente atuando”, destacou.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *